«

»

mai
04
2012

Administração Central Management Console – SAP BO CMC (Parte 3)

Hoje daremos continuidade na nossa série de artigos sobre administração.  Nos artigos anteriores vimos tivemos uma visão geral de como funciona a arquitetura de administração do SAP BO, vimos alguns exemplos de criação de um usuário e a associação desse usuário a um
grupo de usuários entre outras coisas.

Um ponto de grande importância para quem administra um ambiente SAP BO é entender e planejar  um modelo de segurança eficiente.

Antes de discutirmos sobre um modelo de segurança vamos falar brevemente sobre mais alguns conceitos que envolvem a administração SAP BO.

1 – Pastas versus Categorias

As pastas assim como as categorias são formas de se organizar o conteúdo (objetos) do SAP BO de forma coerente e de fácil localização.

As categorias etiquetam os objetos (documentos) de uma maneira significativa a fornecer um método adicional de classificação, que facilita a procura dos objetos por parte dos usuários. Elas permitem que os usuários visualizem seus objetos através do sistema porque uma categoria não é confinada pela posição de armazenamento do objeto, isso quer dizer que um objeto ou relatório que hoje é armazenado em uma pasta pode ser atribuído a várias categorias.

Abaixo mostramos no ambiente CMC as telas referentes à administração de pastas e categorias.

2 – Modelos de Segurança do CMC

Existem dois métodos para associar permissão aos usuários:

Nível de Acesso pré-definido

Os níveis de acesso pré-definidos são uma coleção de direitos que foram ajustados do sistema SAP BO para fornecer alguns acessos mais comuns aos usuários.  Recomenda-se o uso de nível de acesso pré-definido sempre que for possível.

Direitos Avançados

Os níveis de Direitos Avançados são ajustes específicos que fazemos para um determinado objeto, podendo personalizar as ações que  eterminados usuários podem executar em um objeto ou conteúdo.

3 – Aplicando Direitos a Usuário e Grupo em Objetos e Pastas

A segurança do CMC funciona da seguinte maneira:

  • Segurança Global
  • Nível de Segurança por Pastas
  • Nível de Segurança por Objetos

Segurança Global

A segurança global é a segurança padrão do sistema. Os direitos globais não são especificados para nenhum objeto, mas quando uma pasta de nível superior é adicionada ao sistema, o direito padrão desta pasta recebe como herança o nível global.

Nível de Segurança por Pastas

Permite ajustar direitos do nível de acesso para uma pasta e os objetos contidos nessa pasta.  Quando as pastas do nível superior herdam a segurança do nível global, as subpastas herdam a segurança das pastas pai.

Nível de Segurança por Objetos

Os objetos do SAP BO herdam a segurança de sua pasta pai. Os direitos se ajustam explicitamente nos direitos herdados ao nível do objeto.

A tela acima ilustra exatamente o tipo de ambiente que o leitor irá encontrar para configurar os níveis de acesso dos usuários do SAP BO.

Espero que tenham gostado desse artigo e aguardem novas matérias no blog.

Grande abraço

Link permanente para este artigo: http://www.sapbo.com.br/blog/?p=1475

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>